REGINA BEZERRA CARVÃO
Após leitura reflexiva do livro “Bem Querer : A arte de ser bom consigo mesmo” Wunibald Müller – Editora Vozes o entendimento que ficou para mim, é o seguinte:
Ser boa Comigo mesmo :
Citação : “Como haveria de ser se eu descobrisse que sou eu mesmo quem precisa da esmola de minha bondade, que sou eu mesmo o inimigo que deve ser amado.”
C.G.Jung
Reflexão : Ser boa comigo não significa ser egoista, é estar preparada para ser boa com o “outro”. Só exercendo a bondade comigo mesma serei capaz de distribuí-la.
Para ser boa comigo mesma tenho que me fazer presente em mim de forma verdadeira. Estar inteira, atenta em todos os contatos com o “outro”.
Ser boa como terapeuta :
Citação : “Aquele que quiser retirar seu amigo do poço ou da lama. Tem ele próprio que entrar no poço ou na lama, para que possa retirá-lo de lá. Para evitar que ele próprio afunde, precisa antes amarrar uma corda em torno de si.”
Conto dos Chassidim (Contos Hebreus)
Reflexão : Em todas as profissões de ajuda faz-se necessário manter o equilíbrio entre distância e proximidade. Não se deve ser tão distante ao ponto de se tornar insensível aos anseios do “outro” e nem tão próximo ao ponto de não conseguir cuida-lo .
Ser boa como educadora :
Citação : “Embora o egoísmo seja natural às pessoas e se manifeste por si mesmo, a aceitação de si próprio não o é. O primeiro (o egoísmo) tem que ser superado, a segunda (a aceitação de si próprio) tem que ser encontrada.
Não resta dúvida que um dos erros mais funestos dos educadores e moralistas cristãos consistiu em haverem confundido os dois, em muitas vezes terem descartado o sim a si próprio, com isto não conseguindo outra coisa senão reforçar o egoísmo, como vingança da negação de si.”
Joseph Ratzinger ( Papa Bento XVl)
Reflexão : O educador deve colocar especial atenção no encontro entre ele e o educando, que é a pessoa para quem ele é o protagonista, evitando se preocupar demasiadamente com sua imagem e com a manutenção da admiração do “outro”.
Esta vaidade prejudica o estar presente por inteiro de forma espontânea acolhendo o educando em suas necessidades.
Ser boa atuando nas Organizações :
“Se restringes toda tua vida e toda tua experiência à atividade, sem que reserves nenhum espaço para a reflexão, deveria eu louvar-te? Nisto eu não te louvo. E acho que ninguém irá louvar-te se tiver conhecimento desta palavra de Salomão : “A sabedoria se obtém nas horas de lazer”.
Bernardo de Claraval (São Bernardo)
Reflexão : Amor e Trabalho segundo Freud são as principais características de uma vida saudável. Mas há que se dar o tempo necessário ao desenvolvimento de cada uma destas características.
É preciso que se dê ao amor – representado pelos nossos afetos, prazeres e criatividade – um tempo especial, pois é para ele que retornamos ao terminar nosso trabalho – representado por nossas obrigações e responsabilidades.
A característica do amor tem que estar muito fortalecida para nos acolher em todos os nossos retornos e nos confortar enquanto nos ocupamos de nossos trabalhos.
Concluindo, considero necessário que todos os contextos analisados sejam observados sob a ótica da citação de Karl Valentin :
“HOJE EU VOU ME VISITAR. TOMARA QUE EU ESTEJA EM CASA.”
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário