sábado, 6 de junho de 2009

ENEAGRAMA

REGINA BEZERRA CARVÃO


Meu tipo no Eneagrama e a relação com o momento atual.

O tipo 7 do Eneagrama é o que melhor me representa no momento, sua descrição ajuda-me a uma melhor análise e entendimento pessoal.
Ao aplicar o questionário a minha pontuação oscilou de 3 a 14 pontos distribuindo-se da seguinte forma :


Tipo Eneagrama === Pontuação obtida
1================= 7
2================= 9
3================= 6
4================= 4
5================= 3
6================= 6
7=================14
8================= 7
9================= 4

Conhecendo o tipo 7 identifiquei em mim, em primeiro lugar o medo de perder a liberdade e em segundo lugar a procura incessante pelo prazer representado pela novidade.
Nos momentos de dificuldades e sofrimentos o que mais se mostra em mim é o medo da profundidade porque promove o enfrentamento com a dor, em decorrência segue-se um sentimento de ansiedade e uma fuga para o mundo exterior.
Este medo da profundidade pode ser melhor compreendido ao analisar meus tipos vizinhos - ou eneatipos em movimento - ou alas.
Os meus são os tipos 6 e 8. Nos subtipos de autoconservação encontro o 6 em mim quando sou acometida por sentimentos de profunda desconfiança e o 8 quando me toma conta o sentimento perfeccionista que pensa que tudo tem que funcionar perfeitamente.
Quanto aos tipos vizinhos que relativizam minha dor trazendo-me conforto, encontro no tipo 6 calma, serenidade e confiança e no tipo 8 maior sociabilidade, ternura e proteção.
No momento identifico uma maior aproximação dos tipos que relativizam minha dor porque sinto uma maior capacidade de confiar, observo-me mais contida, recolhida e sentindo que minha contribuição, mesmo que pequena, é importante para o todo. Procuro estar próxima de pessoas que pensam como eu, estou determinada a fazer a minha parte, dar minha contribuição a uma causa, e ser responsável pela conservação de tudo o que me cerca.
Se fossemos procurar resquíscios de alguma patologia nos diversos tipos que compõem o eneagrama, o tipo 7 seria caracterizado como : Transtorno de Personalidade Narcisista.
Seu pecado principal seria : Hedonismo
Seu defeito principal : Gula
Sua virtude principal : Temperança e Equilíbrio ( o que devo perseguir )
Seu eixo : Planejador e realizador inúmeras idéias e atividades para evitar o sentimento.
Seu mantra : Não serei abandonado
Seu pensamento infantil : Sofro com as limitações deste mundo constrangedor ( = limitado ).
Seu floral : Heather, Honeysuckle, Clematis, Cerato, Agrimony.  

O que mais me fascinou no exercício do eneagrama foi constatar a mudança que me aconteceu nestes últimos 5 anos.
Exatamente em 2004 minha terapêuta aplicou-me este mesmo questionário e o tipo que melhor representava meu momento naquela época era o tipo 1, e agora encontro como minha melhor representação atual o tipo 7.
O tipo 7 é justamente o que relativiza a dor e o comportamento do tipo 1.
É o tipo 7 que ajuda a harmonizar e experimentar um equilíbrio temporário que chamamos de consolo verdadeiro aos que se representam pelo tipo 1.
“O tipo 1 concentrado e controlado aprende com o tipo 7 a se soltar, ser alegre, festejar e não fazer caso das coisas. O tipo 1 redimido continua trabalhando duro, mas encontra com certa facilidade a paz interior; é capaz de aceitar que está a caminho e não no objetivo.” in Eneagrama, Apostila Alubrat, Docente Professor Luiz Carlos Garcia.
Já aceitando que trilho o Caminho e não estou mais só no objetivo, e que este caminho a partir de agora é o percurso que deverei fazer do tipo 7 para o tipo 5, concluo que a lição que devo aprender a partir deste novo caminhar será : “Parar de reprimir o sofrimento e confiar. Tornar-me mais recolhido e sóbrio. Aprender a ter responsabilidade pela conservação do mundo.” in Eneagrama, Apostila Alubrat, Luiz Carlos Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário