O professor / tutor ao definir e selecionar mídias e tecnologias na EAD deve estar principalmente compromissado em descobrir quem é seu aluno, como ele vive, o que ele pensa, como ele está aceitando, apreendendo , se apropriando e usando o conhecimento construído.
Para esta descoberta é fundamental o uso do tom dialogal com a preocupação de envolver o aluno na mesma convivência construtiva. Entenda-se por diálogo “troca ou discussão de idéias, de opiniões, de conceitos, com vista à solução de problemas, ao entendimento ou à harmonia; comunicação” Aurélio Buarque de Holanda Ferreira in Novo Dicionário Aurélio , e não apenas “usar o recurso de escrever um parágrafo inteiro e lá no finalzinho colocar uma pergunta do tipo: Vamos em frente? Certo? Concorda?” Márcia Leite e Maria Cristina Baeta Neves in Mídia Escrita.
Quando se pensa em mídias e tecnologias é essencial também se pensar em novas metodologias. A exemplo da alfabetização que se faz utilizando a escrita, seria muito interessante que também a educação para mídias e tecnologias se fizesse utilizando-se de mídias e tecnologias.
“Com uma caneta ou com um mouse ” Juliane Corrêa in Mídias e Tecnologias da Informação na Educação , com texto impresso ou com e-book , as mídias e tecnologias na educação podem contribuir para que se desenvolva a capacidade criativa dos alunos, motivando-os a se apropriar das mensagens, transforma-las, interferir no seu conteúdo e produzir colaborativamente novos conceitos e formas, descobrindo-se então criadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário