sábado, 9 de maio de 2009

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A GLOBALIZAÇÃO

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 REGINA BEZERRA CARVÃO

 No ensino a distância a comunicação entre o professor e o aluno pode se realizar através de textos impressos, meios eletrônicos, mecânico ou outras técnicas ...(MOORE) , trata-se pois de um processo de ensino-aprendizagem que requer todas as condições gerais dos sistemas de instrução : planejamento prévio , orientação do processo , avaliação e retroalimentação ...(SARRAMONA)  . Abrange as formas de estudo que não são dirigidas e/ou controladas pela presença do professor na aula ...(ZAMORA) de tal modo que qualquer pessoa independentemente de tempo e espaço , possa converter-se em sujeito protagonista de sua própria aprendizagem ...(MARTINEZ) pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e o apoio de uma organização tutorial ... (GARCIA ARETIO)  .O ensino/educação a distância é um método de distribuir conhecimentos , habilidades e atitudes ...(OTTO PETERS)."



PANORAMA DA EAD NO MUNDO ATUAL



É neste contexto que a EAD desempenha um papel de fundamental importância ao apropriar-se das novas tecnologias disponíveis e aplicá-las na educação, compartilhando o conhecimento através de um processo interativo baseado na estreita cooperação entre tutores e cursistas. Este compartilhamento do saber possibilita a maior democratização da informação que é o maior bem destes nossos novos tempos.

As políticas educacionais públicas, ao privilegiarem os bons projetos de EAD além de fazerem educação a um custo menor do que em cursos presenciais, estarão criando oportunidades para milhões de pessoas terem acesso a novas oportunidades de aprendizagem, seja para os desempregados estruturais cujas funções foram substituídas por novas tecnologias, para os jovens que sequer estão inseridos no mercado de trabalho, ou ainda para os empregados manterem seus empregos através de constante atualização.

Bons projetos de EAD são aqueles que fazem antes de tudo educação com qualidade e constante avaliação do produto e do processo, que não fazem apenas a transposição do conteúdo de um curso presencial para um curso de EAD, que sabem que tanto a EAD quanto a Educação Presencial são processos educativos, qualificam o conhecimento do grupo e sabem principalmente que o conteúdo importa muito mais do que a tecnologia.

As tecnologias da informação e da comunicação se convertem em tecnologias educativas na medida em que são utilizadas como estratégias de ensino aprendizagem, e não como meros recursos de demonstração” Juliane Corrêa in Sociedade da informação globalização e educação a distância. Observamos que esta afirmativa é inteiramente procedente, ao assistirmos a programação nacional e/ou internacional de televisão a cabo, que embora conte com produção impecável, apresentação e conteúdos excelentes, sempre deixa a sensação de que muito pouco ficou para reflexão e aprofundamento das questões ali tratadas.

Esta sensação “de que muito pouco ficou“ é justamente porque a proposta desta tecnologia , (no caso a programação da televisão a cabo), apesar de ter muita informação e comunicação de qualidade é na essência entretenimento e/ou mero recurso de demonstração.

São necessárias estratégias de ensino aprendizagem para que esta tecnologia, e todas as outras existentes, se transmutem em tecnologias educativas.

A possibilidade desta transmutação existe, todos os diversos meios poderão se tornar tecnologias educativas, desde que acompanhados de uma proposta pedagógica e de professores especializados, criativos e competentes em compartilhar o saber e motivar os alunos a serem receptores críticos, professores que façam a ponte entre os alunos e o conhecimento, entre alunos e alunos, facilitando desta forma a “construção coletiva, colaborativa e cooperativa”. Sandra Rodrigues da S. Dias in Fórum 5 –PÓS EAD0206 – SENAC/RIO

A proposta pedagógica da EAD também renova a educação presencial ao introduzir disciplinas não presenciais ao currículo do ensino superior (portaria 2253 / 2001), ao trazer novas concepções de pesquisas e principalmente a quebra do mito de que alunos não gostam de ler e escrever. Esta quebra se verifica no momento em que favorecemos o acesso a internet e os vemos totalmente absorvidos na leitura e escrita, proporcionados por esta conexão.

Entre 2001 e 2005 a oferta em EAD mais do que triplicou, este acréscimo é provavelmente uma resposta a um atendimento competente. Respostas competentes sempre geram novas demandas.

Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância" www.abraead.com.br/anuário)  das 166 instituições brasileiras  de EAD pesquisadas 24% são  públicas.

Como 76% das instituições de EAD em funcionamento são particulares, embora a maioria seja sem fins lucrativos, constatamos que, temos ainda uma grande demanda reprimida.

Decididamente não é fácil fazer EAD, mas é fundamental que se enfrente este desafio, através da construção de políticas públicas que universalize seu acesso, sem perdas de suas qualidades fundamentais.



A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A EAD

O decreto 5622 legitima a EAD  colocando-a no mesmo nível da educação presencial ao contemplá-la com os mesmos direitos e deveres. Esperamos que não haja retrocesso e que o resultado deste trabalho intenso de valorização e reconhecimento da EAD seja inteiramente respeitado. Quanto às avaliações presenciais, tão polemizadas, concordo com a necessidade de que elas sejam mesmo presenciais, até que a legitimação desta modalidade de educação não deixe mais dúvidas quanto sua assertividade e qualidade.

A GLOBALIZAÇÃO

Tomando a igreja católica como exemplo, observamos que a globalização é praticada há séculos, elas têm o mesmo ritual,de norte a sul do planeta.

No Brasil colônia, já explorávamos e cultivávamos aqui, o que seria manufaturado na Europa, portanto a diferença principal entre o que se nomeia hoje globalização e o que se praticava há séculos é a questão da “economia centralizada na mesma unidade de tempo real“ que Manuel Castell in Sociedades em rede, tão bem define como sendo “ as atividades econômicas centrais, nucleares de nossas economias que trabalham como uma unidade em tempo real, a nível planetário através de uma rede de conexões”.

Esta rede “corresponde a uma forma de divisão transnacional do trabalho que implica na distribuição de tarefas e funções entre as nações, ampliando sua ação do nível nacional para o global, utilizando-se das novas tecnologias da informação e comunicação”. Juliane Corrêa in Sociedade da informação, globalização e educação a distância.

Concluindo, retorno ao início deste texto, reafirmando o que penso ser a principal missão da EAD: ” apropriar-se das novas tecnologias disponíveis e aplicá-las na educação, compartilhando o conhecimento através de um processo interativo, baseado na estreita cooperação entre tutores e cursistas, possibilitando assim a maior democratização da informação - maior bem destes nossos novos tempos”.







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