Assim como a tecnologia está presente nos mais simplórios atos, exemplos: ao se verificar um saldo bancário, ao se retirar através da rede bancária até mesmo o benefício mínimo pago às classes trabalhadoras com menor renda, ao solicitar um número de telefone ao serviço de informações , a globalização também, queiramos ou não é um fato real nas nossas vidas.
Quer sejamos tecnofóbicos ou tecnofílicos ou globalfóbicos ou globalfílicos temos que conviver com estas realidades cotidianamente, aceitando que tanto as novas tecnologias quanto a globalização são processos irreversíveis.
A globalização é praticada há séculos, a igreja católica por exemplo tem o mesmo ritual ,o mesmo serviço oferecido, as mesmas tabelas de preços, as mesmas palavras , a mesma arquitetura , os mesmos cânticos, o mesmos objetivos, do Afeganistão ao Zimbábue . No Brasil colônia , já fazíamos aqui o açúcar que adoçaria vários países europeus, explorávamos o ouro que dentre outras finalidades fariam as jóias das coroa, cultivávamos o algodão que confeccionaria as roupas européias, portanto a diferença principal entre o que se nomeia hoje globalização e o que se praticava há séculos é o acelerado ritmo do atual progresso tecnológico, que chega a dobrar seus conhecimentos a cada 5 anos .
Estas novas tecnologias tornam imperativa a aquisição de novas habilidades,competências e a constante atualização destas habilidades e competências adquiridas. É neste contexto que a EAD desempenha um papel de fundamental importância ao apropriar-se das novas tecnologias disponíveis e aplicá-las na educação, repartindo o conhecimento através de um processo interativo baseado na estreita cooperação entre tutores e cursistas. Esta repartição do saber possibilita a maior democratização da informação que é o maior bem a ser partilhado nestes nossos novos tempos
As políticas educacionais públicas ou particulares, quer seja em cursos formais ou informais ao privilegiarem os bons projetos de EAD estarão criando oportunidades para milhões de pessoas terem acesso a novas oportunidades de aprendizagem, seja para os desempregados estruturais cujas funções foram substituídas por novas tecnologias, para os jovens que sequer estão inseridos no mercado de trabalho, ou ainda para os empregados manterem seus empregos através de constante atualização e estarão fazendo educação a um custo 6 vezes menor do que os cursos tradicionais.
Bons projetos de EAD são aqueles que fazem antes de tudo educação com qualidade e constante avaliação do produto e do processo, que não fazem apenas o transporte do conteúdo de um curso presencial para um curso de EAD, que sabem que tanto a EAD quanto a Educação Presencial são processos educativos , qualificam o conhecimento do grupo e sabem principalmente que o conteúdo importa muito mais do que a tecnologia.
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