REGINA BEZERRA CARVÃO
O tratamento dado ao 10º Módulo - Neurociências e Neuropsicologia - contribuiu de forma muito adequada ao reconhecimento, conceitualização, contextualização e teorização do tema proposto ao nos informar e principalmente ao nos instigar a pesquisar mais sobre o assunto.
O estudo da neurociência engloba três áreas principais: a neurofisiologia, a neuroanatomia e neuropsicologia.
Neurofisiologia - é o estudo das funções do sistema nervoso, utiliza eletrodos para estimular e gravar a reação das células nervosas ou de área maiores do cérebro e ocasionalmente separa-se as conexões nervosas para avaliar os resultados.
Neuroanatomia - é o estudo da estrutura do sistema nervoso, em nível microscópico e macroscópico, os neuroanatomistas dissecam o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos fora dessa estrutura.
Neuropsicologia - é o estudo da relação entre as funções neurais e psicológicas. A principal pergunta da neuropsicologia é qual área específica do cérebro controla ou media as funções psicológicas. O principal método de estudo usado pelos neuropsicólogos é o estudo do comportamento ou mudanças cognitivas que acompanham lesões em partes específicas do cérebro.
Atualmente com os recentes avanços tecnólogicos alcançados pela neurociência utilizam-se exames de imagem de alta definição, que auxiliam inicialmente nos diagnósticos de doenças , e em sequência ao desenvolvimento de estudos neurociêntíficos que se propoem a avaliar em pesquisas neuropsicológicas o comportamento, memória, percepção, evolução e desenvolvimento humanos e associar as imagens obtidas aos diversos experimentos pesquisados.
Exemplos de exames que permitem a investigação total das partes duras e moles que compõem o corpo humano :
PET-CT - tomografia por emissão de prositons ( é uma tomografia computadorizada associada a cintilografia que escaneia cada parte do corpo humano ) como curiosidade informo que no Brasil este aparelho só existe nas cidades de São Paulo e Campinas / SP )
Ressonância Magnética Nuclear - meio de formar imagens internas de corpos humanos e de animais, bem como de seres microscópicos.
Neste módulo dentre muitas e pertinentes informações são fundamentais as seguintes :
1.a neurociência tem sua origem na filosofia há 2500 anos quando Pitágoras já afirmava que "saúde é harmonia" e seu discípulo Alcmeón complementava que "a doença é distúrbio da harmonia".
2.a necessidade do cuidado amoroso com nosso corpo desde a alimentação - combustível essencial a manutenção de nossa saúde - aos exercícios físicos, sinalizando sempre que é o corpo físico que nos auxilia e permite nossa identificação com nossa essência
3.a aceitação do mistério que envolve a compreensão e o discernimento entre consciência e cerebro.
4.a importância dos neurônios-espelho (propriedade pela qual experimentamos a empatia, reconhecemos as intenções de outros indivíduos observando seus comportamentos e espelhamos para a geração de comportamentos similares ) no auxílio da psicoterapia de indivíduos com TEPT ( Transtorno do Estresse Pós Traumático ) e na reabilitação dos traumas decorrentes do estado de consciência mínima.
5.as diversas condutas terapêuticas para os portadores de TEPT ( Transtorno de Estresse Pós Traumático ) . O principal desafio do terapêuta nesta situação é contribuir para que o indivíduo portador deste Transtorno construa uma nova síntese do que aconteceu.
6.a relação entre espiritualidade, religiosidade e psicoterapia mostrando que a resiliência ( capacidade de superação de dificuldades ) tão necessáriamente valorizada é mais frequentemente encontrada em pessoas religiosas e/ou espiritualizadas
7. a consequente necessidade de treinamento dos profissionais para intervir apropriadamente nos assuntos religiosos e espirituais e atualização a respeito da ética sobre estes temas na prática clínica.
Para encerrar esta síntese concluo com duas citações do Professor Elson Montagno que junto ao Professor Julio Peres, nos conduziu nesta jornada
rumo a melhor compreensão do nosso caminho transpessoal. Considero estas citações muito conclusivas e pertinentes , a primeira me remete a rendição ao
mistério e a segunda ao encontro da neurociência com a teoria de Abraham Maslow ( o que veremos mais de perto no desdobramento deste trabalho.)
..."Não sabemos como um sinal flui da matéria viva cerebral e se transforma em sinal mental. Não sabemos de que natureza energética é esse sinal mental, essa energia-informação "....
... “as terapias consistem basicamente em tentativas de reencontro do eixo harmonioso onde habita a "potencialidade pura" do curador quântico e a "celula tronco" do cientista triunfalista no eixo da própria vida...... o eixo por onde flui os pólos positivo e negativo, o masculino e o feminino, o equilíbrio ..... o prazer em viver "....
2- Livro : Teorias da personalidade – capítulo 9 : Ler Maslow e a Psicologia da Auto- Atualização
3 - Estabelecer relações entre os pressupostos da teoria de Abraham Maslow e Neurociências
"If the only tool you have is a hammer, you tend to treat everything as if it were a nail." Abraham Maslow (1908-1970)
"Se a única ferramenta que você possui é um martelo, você tende a tratar tudo como se fosse um prego." (tradução livre)
PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIAS
Devido à alta complexidade das funções cerebrais e, consequentemente, dos meios necessários à sua investigação, o progresso no entendimento da dinâmica cerebral deu-se de forma relativamente lenta até as últimas décadas do século XX. Entretanto, o quadro da pesquisa científica nessa área alterou-se profundamente na década passada, revelando mais a respeito do cérebro do que toda a história anterior a esse período.
Remetendo à citação acima de Abraham Maslow, observamos que as novas ferramentadas trazidas à neurociência pelo desenvolvimento tecnológico dá oportunidade a individualização e personalização dos tratamentos, abolindo os tratamentos iguais ( vide a metáfora do martelo e do prego ).
Basta mencionar que até há pouco tempo, a correlação anatomia-função cerebral em tempo real só era possível por meios invasivos, ou seja, durante um ato cirúrgico ou através da implantação de eletrodos intracranianos, quase sempre em pacientes com epilepsia. Isto, é claro, impossibilitava avaliar a imensa variação individual normal e obrigava a lançar mão de inferências indiretas.
Hoje, graças aos métodos modernos de neuroimagem, o mapeamento de funções cerebrais pode ser feito de forma não invasiva em indivíduos normais, o diagnóstico de lesões milimétricas pode ser determinado com precisão e o prognóstico de diversas doenças neurológicas assim como a monitorização de novos medicamentos podem ser realizados com maior objetividade. A neuroimagem moderna, portanto, inaugurou uma nova era na neurofisiologia, neuropatologia e neuropsicologia permitindo novos estudos sem nenhum risco biológico e com certeza estas conquistas serão infinitamente maiores com a maior utilização deste arsenal tecnológico e de outros que certamente virão.
Atualmente os neurocientistas têm-se aprofundado para entender melhor o processo fisiológico e sistêmico do ser humano e a compreensão de como o cérebro rege processos como a memória, o sono, o corpo e o aprendizado, não apenas em humanos como em outras espécies.
A descoberta de como o cérebro funciona está revolucionando todas as áreas das ciências biológicas, humanas e exatas no decorrer dos últimos tempos, e porque o desenvolvimento tecnológico voltado para aplicações em neurociência possui um caráter multidirecional gera a necessidade de abordagem multidisciplinar o que deverá estimular ainda mais a colaboração científica, propiciando um ambiente de constante interação entre pesquisadores que atuam em ciências exatas, tecnológicas, humanas e biomédicas em atividades que dirijam-se ao estudo dos processos cerebrais.
PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE ABRAHAM MASLOW
Abraham Maslow (1908 – 1970) era um dos críticos descontentes com a idéia da psicologia Behaviorista que estudava o comportamento humano através do comportamento animal. Maslow afirmava que isto não condizia com o estudo da mente humana, muito mais complexa, envolvendo razão, sentimento, aprendizado superior, liberdade pessoal, livre arbítrio, a arte, a ciência, e também pontos negativos e próprios do ser humano, como ódio, mágoa, e tendência para fazer o "mal", como uma luta pelo melhor para si próprio. Criticava também a falta de definição dos comportamentos patológicos únicos do ser humano, a ênfase no estudo do comportamento em detrimento à consciência e criticava também à psicanálise por insistir no reducionismo de toda a mente para a libido e o inconsciente, além de tratar o humano como "doente por natureza", cuidando apenas dos aspectos patológicos.
Para Maslow (que já não aceitava nem suas próprias teorias por completo, devido a falta do fator espiritual e os fatores incomuns da consciência), foi fácil aceitar as idéias de Stanislav Grof que falava dos estados alterados da consciência, que conduziria a uma nova abordagem nascida em 1967 que recebeu o nome Transpessoal.
Maslow desenvolve a teoria da atualização (plena realização) do potencial humano demonstrando que a caminhada rumo a transcedência acontece quando o indivíduo dirige sua preocupação essencial ao cume da pirâmide das metanecessidades, quando a resiliência - capacidade de superação de dificuldades - é amplamente praticada .
Pirâmide de Maslow
Criada por Abraham Maslow e também conhecida como a Pirâmide das Necessidades e/ou a Pirâmide de Maslow, hierarquiza as necessidades humanas numa escala ascendente com o objectivo de compreender as motivações humanas.
As necessidades descritas por Maslow são, por ordem crescente, as seguintes:
Necessidades Fisiológicas: representam as necessidades instintivas de sobrevivência tais como a alimentação, o descanso, a proteção contra elementos naturais, etc.
Necessidades de Segurança: surgem quando estão satisfeitas as necessidades fisiológicas e representam as necessidades de estabilidade e segurança no emprego e de proteção contra privações, perigos e ameaças.
Necessidades Sociais: Incluem as necessidades de participação, de dar e receber afecto, amizade e amor. Surgem após a satisfação das necessidades primárias e a sua não satisfação pode levar à falta de adaptação social e à auto-exclusão.
Necessidades de Auto-estima: correspondem às necessidades de respeito próprios (autoconfiança, aprovação e consideração social, prestígio profissional, dependência e autonomia). A não satisfação destas necessidades pode conduzir a sentimentos de inferioridade e ao desânimo.
Necessidades de Auto-realização: surgem após a satisfação de todas as necessidades restantes, representam as necessidades humanas mais elevadas tais como a necessidade de conseguir o desenvolvimento pessoal através da utilização de todas as suas capacidades e potencialidades.
A Pirâmide de Maslow continua a merecer a atenção por ser considerada como a primeira tentativa de caracterização das necessidades do Homem.
As afirmativas de Maslow a seguir, demonstram que provavelmente ele se alegraria e muito valorizaria o atual progresso da neurociências que além de beneficiar as pesquisas, possibilita a validação e comprovação de seus " palpites " (sic) e muitas de suas incursões a diversos experimentos :
..." sou de uma nova estirpe - um psicólogo teórico paralelo aos biólogos teóricos... Penso em mim como um cientista mais do que como um ensaísta ou filósofo. Sinto-me muito limitado aos e pelos fatos que estou tentando perceber, e não criar "... ("International Study Project", 1972 p.63 )
...." não tenho tempo de fazer eu mesmo experimentos cuidadosos... faço pequenas explorações-piloto, a maioria com poucos sujeitos, inadequadas para publicação mas suficientes para me convencer de que é provável que sejam verdadeiras e que um dia serão confirmadas ".....("International Study Project", 1972 p.66-67 )
... " meu palpite é que a experiência platô será um dia observada através de instrumentos psicofisiológicos. Acredito que experiências culminantes tem algo a ver com descargas automáticas, que seríamos capazes de captar assaz facilmente se dispuséssimos de instrumentação. Técnicas de mensuração de ondas cerebrais e biofeedback parecem-se muito com uma possibilidade de medir,detectar e ensinar serenidade, calma e quietude "..... ( Journal of Transpersonal Psychology 4, 1972 p. 112-115 )
Quero concluir este relato que tem como objetivo principal o estabelecimento de relações entre os pressupostos da teoria de Abraham Maslow e as Neurociências, com uma afirmativa do próprio Maslow que parece-me além de premonitória, muito oportuna e profundamente encorajadora a todos que trilham o caminho transpessoal :
....." Devo também dizer que considero a Psicologia Humanista, ou Terceira Força em Psicologia, apenas transitória, uma preparação para uma Quarta Força ainda "mais elevada", transpessoal, trans-humana, centrada mais no cosmos que nas necessidades e interesses humanos, indo além do humanismo, da identidade, da individuação "..... (MASLOW, 1998 p.12 na edição brasileira )
Bibliografia :
Teorias da Personalidade – James Fadiman, Robert Frager – Capítulo 9 -
Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Atualização
Apostila do 10º Mólulo do Curso de Pós Graduação em Psicologia Transpessoal / Alubrat - Neurociências e Neuropsicologia – Elson Mongano, Julio Peres
Links:
http://try.at/conhecimento
Página com o material do curso de "Memória: representação do conhecimento, uma abordagem cognitiva" oferecido pela professora Adriana Benevides do Núcleo de Computacão Eletrônica da UFRJ.
http://www.epub.org.br/cm/home.htm
Página da revista "Mente e Cérebro" com artigos relacionados à neurociência.
http://www.gomestranslation.com/
Traduções em geral e pesquisa em neurociência, linguagem, cognição e disciplinas correlatas.
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