quarta-feira, 1 de abril de 2009

PODER, SENSIBILIDADE E INTUIÇÃO

REGINA BEZERRA CARVÃO

1- Ler, refletir e escrever sobre o texto “ Poder, Sensibilidade e Intuição na prática da Abordagem Integrativa Transpessoal.”
Vera Saldanha


...“ você está na terra, não há cura para isto “...
Samuel Beckett in Fim de Partida

Partindo desta citação de Beckett , observa-se em primeiro lugar, o inevitável como pano de fundo, ao se constatar que estamos aqui neste planeta independente de qualquer coisa que queiramos ou façamos.
Cabe-nos, portanto, fazer o melhor possível durante esta permanência,
e se o melhor possível é alcançar a sanidade – a inteireza, a criatividade,a harmonia, a unicidade – o caminho que nos levará até lá é o que trilha nossos mais profundos desejos, nossas crenças mais verdadeiras e que segue bem próximo de nossos corações.
Homens e mulheres devem colocar especial atenção na sensibilidade, um dos maiores dons dos seres humanos, porque nos aproxima da nossa essência, e nos conduz a mudança, porque quem tem o poder de sentir, tem o poder de mudar.
O poder da sensibilidade e da intuição há de ser resgatado sob pena de não se conseguir articular o atual corpo de valores para se alcançar uma cultura de paz.
É necessário facilitar o diálogo para que se faça diversos e necessários encontros : entre o feminino político (o yang no yin ) e o feminino enraizado nos profundos mistérios do que é ser mulher ( o yin no yin ) ; e o encontro entre o masculino afetivo ( o yin no yang ) e o masculino enraizado na dificuldade de expressar este mesmo sentimento ( o yang no yang ).
É neste encontro maior que provavelmente se dará a transformação e a possibilidade de se fazer o resgate de nossa humanidade.
Quanto a nós mulheres, quando praticamos a mesma forma de poder estabelecida na atual ordem mundial, estamos abandonando a criatividade que nasce da nossa intuição e sensibilidade e esta é a forma mais destrutiva de poder que pode-se exercer – a destruição da nossa essência criativa.
Quanto aos homens, infelizmente as estatísticas internacionais da ONU (Organização das Nações Unidas ) e as estatísticas nacionais do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) fornecem indicadores cruéis de suas trajetórias na atual ordem mundial criada e estabelecida por eles próprios.
Estas estatísticas mostram , por exemplo, que em cada 4 dependentes químicos (de álcool, de drogas ou de medicamentos ) 3 são homens.
Indicam que os homens representam, em média, 90% do contingente carcerário brasileiro, que os homens morrem mais de acidentes de trânsito, de cancêres, de doenças cardíovasculares associadas a estresse e também morrem mais por suicídio e vivem em média seis anos menos que as mulheres.
Como vemos a situação é bastante difícil para os dois gêneros e parece-me necessário eleger o encontro entre o feminino e o masculino como prioridade neste exercício do poder,sensibilidade e intuição . A educação para o agir deve ser transmutada em uma educação para primeiro sentir e só depois agir .
Só na consciência do sentir, vamos conseguir solicitar,reclamar, intervir, questionar e discutir antes de agir.
Desta forma nosso maior desafio passa a ser aperfeiçoar os vínculos afetivos, para que se coloque a devida atenção no “sentir.”
Ao final desta reflexão fica-me a impressão de que somente o entendimento entre o masculino e o feminino poderá trazer o resgate do feminino no feminino e do feminino no masculino para que se celebre juntamente e saudavelmente :
o yin no yin
o yin no yang
o yang no yin
o yang no yang
Afinal ......”sanidade é ir em direção daquilo em que se acredita realmente, ir onde está seu coração”...
Adam Phillips in Louco para ser normal


2- Refletir e descrever sobre os aspectos arquetípicos do masculino e feminino na sua vida no âmbito : profissional, familiar e espiritual.

Âmbito Profissional – encontro principalmente aspectos dos arquétipos masculinos de Hefesto e de Apolo e do arquétipo feminino de Ártemis nesta área de minha vida.
De Hefesto ao ver o trabalho como o provedor que dá profundidade e sentido a existência e propicia o sentimento de ser pessoa produtiva, valorizada e criativa.
As principais características que encontro do arquétipo de Hefesto no meu âmbito profissional são : valorização do desenvolvimento intelectual, do trabalho e da ordem.

Encontro Apolo ao constatar que como ele eu me relaciono facilmente com a realidade objetiva e vejo os alvos realistas, aqueles que exigem esforços para serem atingidos, conferindo uma dimensão sagrada ao trabalho que desenvolvo.
Capacidade de ver as coisas tanto de forma racional como espiritual, persistente, capacidade de concentração em uma tarefa. Dificilmente alcança muito sucesso nos empreendimentos, porque falta a ambição e motivação para acumular dinheiro e poder.
Principais características de Apolo que encontro em mim são : valorização da harmonia e da ação.

Sintonizo-me com o arquétipo feminino Ártemis ao me deparar com dificuldades de me destacar no mundo moderno. Como ela encontro-me no meio urbano com características de timidez e reserva.
Curtir festas e multidão não é algo que também me interesse.
Como Ártemis capto a energia vigorosa não de forma mental, esta energia provém do corpo físico que adora envolver-se no projeto do momento.
Minha chaga também como a chaga de Ártemis envolve a solidão.
Na verdade, como ela, desprezo valores e formas adotadas pela sociedade convencional.
E também como ela, tenho uma amor tão intenso pela liberdade, que aceito submeter-me até a dor da reclusão e da solidão para exerce-la.
Principais características – energia incansável, preservação da natureza, e amante de locais solitários e dos animais.

Âmbito Familiar – sem dúvida alguma a Grande Mãe através do arquétipo feminino de Demeter reina soberana nesta área da minha vida .
Não é difícil achar Deméter em mim, pois ela sempre estará rodeada de sua cria.
Deméter é mais que uma mãe biológica, pois não é ter filhos que a faz mãe, é sua atitude, sua maneira instintiva de cuidar de tudo que é pueril, pequeno, carente e sem defesa.
Deméter é pura dedicação e doação, sentimentos que conhecemos como "carinho de mãe".
Ela é tão envolvida com o fato de ser mãe que não arranja tempo para comprar um vestido novo, ir ao cabeleireiro e outras atividades que toda a mulher gosta de fazer para si mesma. Deméter se sente totalmente realizada fazendo o que faz, sendo mãe.
Principais características : geração, nutrição, acalento e fertilidade.


Âmbito Espiritual – Perséfone caracteriza a minha idade madura , quando a partir dos 40 anos , reconheci o meu mundo espiritual e tornei -a o arquétipo mais presente na minha espiritualidade.
Como Perséfone em sua fragilidade, percebo o anseio por afeição e intimidade profunda. Envolta por uma aura de mistérios, tenho como qualidade inata, a vulnerabilidade espiritual. Sou também mais atraída pelos ensinamentos da metafísica mais do que pelas ciências naturais convencionais e encontro no mundo espiritual a sabedoria, alegria e bom humor.
Também como Perséfone acho engraçada e divertida toda a loucura humana e mesmo na maturidade acho possível preservar uma espécie de jovialidade e sentir a sabedoria dos anos.
Principais características recorrentes : importância aos sonhos, à transformação, ao conhecimento interior e ao oculto.

Bibliografia
Apostila do 15 º Módulo do Curso de Pós Graduação em Psicologia Transpessoal / Alubrat – Desenvolvimento de Habilidades e Percepção lll – Vera Saldanha e Manoel Simão
Em águas profundas – criatividade e Meditação - David Lynch

Links :
http://integras.blogspot.com/2008/07/possivel-ser-feliz-o-tempo-todo
-folha.html ( Entrevista de Adam Phillips ao jornal Folha
de São Paulo – Não é possível ser feliz o tempo todo )
www.espacoanima.com ( Tamaris Fontanella in Arquétipos e
Sagrado Feminino )

Nenhum comentário:

Postar um comentário