REGINA BEZERRA CARVÃO
autora – Camilla Saldanha Garcia
A - De forma suscinta fazer sua apreciação do texto :
O “Ensaio sobre o Sofrimento” dá especial atenção a fuga do sofrer e como conseqüência a não realização do potencial daquele que foge. A fuga motivada pelo medo de ser diferente, pelo medo de ser rejeitado por não ser “normal” (semelhante a maioria), mesmo que não ser “normal” e ser diferente signifique ser melhor.
Esta interpretação sincroniza-se perfeitamente tanto com a interpretação que “Maslow” dá ao “Complexo de Jonas : “Adere a normose aquele que teme a própria grandeza e as exigências decorrentes dela” como ao significado do belíssimo poema de José Paulo Paes que “reflete a questão da liberdade do ser humano frente ao sofrimento que lhe é imposto.”
A autora, de forma compassiva e amorosa, nos acena com a possibilidade do sofrimento (apesar de toda dor e desconforto ) ser uma possibilidade de maior conhecimento de nossa verdade, de nossas capacidades e valores.
B - Assistir ao filme “Um amor para recordar”
C - Identificar “dessacralização” no filme “Um amor para recordar”:
a não valorização da vida ao submeter um aspirante a membro do grupo a extrema situação de perigo – pular em um reservatório de água – sem sequer conhecer a profundidade do reservatório.
a não valorização da solidariedade e da compaixão negligenciando a vitima no local do acidente e durante a hospitalização.
o desrespeito a fé, crença e sentimentos dos “outros” que não
pertençam ao “grupo”.
D - Identificar “normose” no filme “Um amor para recordar”:
o silêncio sobre o acidente compactuado por todos do grupo.
O grupo continua a agir como se nada tivesse ocorrido, praticando as mesmas ações perversas e agressivas que já praticavam antes do acidente.
para pertencer ao grupo tem que ser igual , se for diferente será rejeitado. Por medo da rejeição banaliza-se todos os valores, mesmo que “ser diferente” signifique ser melhor.
E - Como Profissional Transpessoal imagine onde e como você pode atuar neste contexto patológico ( com jovens, crianças,adultos ou ainda grupos) :
Onde : consultório, escolas, centros sociais
Com quem : grupos de jovens, de crianças e de adultos
Como : utilizando técnicas de dinâmica de grupo e de aprendizagem vivencial facilitar o desenvolvimento das seguintes situações :
-incentivo e criação de oportunidades para que se desenvolvam atividades diferentes das habituais e se descubra o novo.
-estimulo a convivências com pessoas e grupos diferentes.
-trabalhar as vantagens de se desenvolver a determinação, a vontade e
o hábito dirigidas a um objetivo que nos torne melhores (William James)
-estar atento as ofertas que a vida nos faz
-valorização da solidariedade, amizade e compaixão.
F- Reflita sobre a dessacralização e a normose em sua própria vida.
Escreva uma frase ou parágrafo que expresse essa reflexão pessoal.
Eu já vivi e valorizei intensamente a normose, mesmo que isto significasse estar adaptada a uma sociedade doente, e a dessacralização, mesmo que isto significasse a desvalorização do sagrado na vida cotidiana .
Vivi uma verdadeira “lobotomia espiritual”(Assagioli).
Até que aos poucos, a partir dos 40 anos , fui sentindo que precisava descobrir o meu desejo mais essencial , conhecê-lo e compreendê-lo para cumprir o que me havia sido destinado e que é insubstituível – o sentido da minha vida.
Já no primeiro módulo desta especialização em Psicologia Transpessoal penso que descobri que meu desejo mais essencial é: atuar como facilitadora em grupos com pessoas de todas as idades( como já venho fazendo há 40 anos ), transmitindo tudo o que tive a oportunidade de acumular de conhecimento nestes 58 anos de vida.
A diferença principal está na amorosidade que tentarei transmitir, imprimindo em minhas ações um maior compromisso com a tolerância e o respeito pelo ser de cada um.
Este é o novo caminho que começo a percorrer e que vai “muito além” do pessoal e muito além da forma como trabalhei e vivi até hoje.
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