REGINA BEZERRA CARVÃO
Psicologia Transpessoal - abordagem integrativa - um conhecimento emergente em psicologia da consciência (Vera Saldanha ) da página 184 a 244
Apostila Módulo Xll - Neurolingüistica e PNL
Psicooncologia e Psicossomática
1- Cite os aspectos dinâmicos da Abordagem Integrativa Transpessoal, , caracterize o eixo experiencial e descreva cada um dos elementos psíquicos que os compõem.
A abordagem integrativa é composta de aspectos estruturais e aspectos dinâmicos.
O aspecto estrutural é o corpo teórico da Psicologia Transpessoal formado por cinco elementos : conceito de unidade, conceito de vida, conceito de ego, estados de consciência, e cartografia da consciência.
O aspecto dinâmico é formado por dois elementos : eixo experiencial e eixo evolutivo e estes dois eixos expressam os elementos do corpo teórico em uma compreensão dinâmica, esta inter-relação entre estes dois aspectos traz o suporte teórico as técnicas, à didatica Transpessoal e à postura do psicoterapeuta, do educador ou facilitador de orientação transpessoal.
O eixo experiencial é uma integração da :
Razão
Emoção
Intuição
Sensação
Razão e Emoção são consideradas funções racionais, por estabelecerem uma relação de julgamento conceitual objetivo e subjetivo.
Razão – é o sentimento e o pensamento , o julgamento conceitual objetivo e responde a pergunta : “ o que é ? “
Emoção – é essencial ao desenvolvimento do indivíduo, a principal fonte da consciência , o julgamento conceitual subjetivo e determina “ o seu valor “.
A intuição e a sensação são funções consideradas irracionais, não por serem ilógicas mas porque estão além da razão , incluem os aspectos psicoespirituais.
Intuição – é percepção, conhecimento claro, direto, imediato, espontãneo da verdade, sem auxílio do raciocínio, é a percepção da síntese, “aponta possibilidades “.
Sensação – função dos sentidos, se dá por meio dos orgãos do sentido (visão,audição.tato,olfato, paladar ), é percepção concreta e/ou abstrata , a sensação estabelece “ o que está presente “ .
2 - Quais são os recursos técnicos ou níveis de intervenção classificados na Abordagem Integrativa Transpessoal ?
Descreva-os :
Intervenção Verbal – todas as verbalizações que facilitam estabelecer o vínculo desde o contato inicial.
Ouvir com transcendência e falar sem julgar, sem dualidade, sem projeção defensiva , para que se consiga empatia.
Imaginação Ativa – São exercícios que permitem utilizar imagens e cenários para vivenciar experiências e amplia-las com os conteúdos do insconsciente, permite-nos até pensar em ...” uma possível pedagogia da imaginação que nos habitue a controlar nossa própria visão interior sem sufoca-la... imaginar, pensar por imagens...” Italo Calvino.
Reorganização Simbólica - Organização de determinados conteúdos, numa sequência lógica e adequada, seja no aspecto psíquico, temporal ou espacial. Esta organização favorece a execução de metas, dando vida as imagens mentais, acionando a intuição e os processos psíquicos inconscientes, os quais transformam esses desejos em realidade, por meio de atitudes no cotidiano.
Dinâmica Interativa – É um trabalho profundo realizado com os conteúdos psíquicos por meio de sete etapas específicas , as quais são favorecidas na abordagem integrativa transpessoal.
Estas etapas são :
Reconhecimento – um olhar ao redor, acolhida ao novo, reconhecer o problema, apresentar a queixa
Identificação – só ocorre se houver ressonância com a necessidad, entrar no problema, entrar na queixa.
Desidentificação – quando se reconhece em si mesmo a idéia, emoção ou conflito, saber discernir que esta na situação mas não é a situação.
Transmutação – o conhecimento adquire significados especiais , ir do apego ao desapego.
Transformação – a experiência pessoal e a individualidade criadora somadas as quatro etapas anteriores transformam-se em um novo conhecimento. Constatação da mudança.
Elaboração - é a própria transformação acenando que o estado mental é outro, a situação já é outra. Construção do novo.
Integração – integração do conhecimento na vida pessoal, profissional, espiritual,social. Descortina-se um novo fazer, um novo olhar, o indivíduo jamais será o mesmo. Aqui e agora é o melhor.
Recursos Auxiliares ou Adjuntos – são recursos antigos já existentes como : meditação, concentração, comtemplação, relaxamento.
São chamados de recursos auxiliares ou adjuntos porque não são exclusivos da psicologia Transpessoal,uma vez que também são recursos de autodesenvolvimento, utilizados como exercícios antiestresse e na medicina psicossomática.
3- Qual recurso da Abordagem Integrativa Transpessoal pode-se aplicar na Psicooncologia ? Dê um exemplo :
Todos os recursos da Abordagem Integrativa Transpessoal podem se aplicar tanto a Psicooncologia como a qualquer procedimento terapêutico com abordagem Transpessoal.
Tanto a intervenção verbal, a imaginação ativa, a reorganização simbólica, a dinâmica Interativa e os recursos auxiliares são aplicados nos procedimentos psicooncologicos com abordagem transpessoal conduzidos pela Psicóloga e Professora Maria Cristina de Barros.
Exemplo:
No 12º módulo a professora Maria Cristina de Barros nos relatou que utilizou o recurso da Dinâmica Interativa para formação e desenvolvimento de uma proposta de intervenção psicossocial com orientação transpessoal em pacientes oncológicos.
Neste trabalho foi realizado um mergulho nos conteúdos psiquicos através da utilização das sete etapas específicas da Dinãmica Interativa.
As sete etapas foram inseridas uma de cada vez em cada um dos sete encontros semanais realizados sob sua condução.
1º Encontro – Reconhecimento - utilizando o grafismo das mandalas o grupo se conhece.
2º Encontro – Identificação - os desenhos de seus canceres, identifica-se os conflitos e sofrimentos trazidos pela doença.
3º Encontro – Desidentificação – com um exercício de visualização de seu elemento de força, começa aqui a redescoberta de um ser maior que a doença, o que facilita a concentração na percepção dos recursos de saúde disponíveis.
4º Encontro – Transmutação – visualização de um sábio que possibilita o acesso a sabedoria interior e a transcedência entre as polaridades saúde-doença, fragilidade- força, masculino-feminino,vida- morte.
5º Encontro – Transformação – continuação ao processo iniciado com a Transmutação com mais exercícios de visualização de abertura e florescimento de novas potencialidades.
6º Encontro – Elaboração – aqui percebe-se os novos sentidos e conexões entre questões antes separadas ou divididas em polaridades.
Realiza-se o exercício Roteiro da Vida, redimensionando a doença e inserindo perspectivas futuras.
7º Encontro – Integração – Síntese da experiência de cada um e do grupo.
Desenho de mandala representando as mudanças ocorridas durante os sete encontros nas vidas de cada um e no enfrentamento da doença, em seguida partilha-se o resultado do trabalho.
4 – A partir de sua leitura coloque o que você compreendeu das sete etapas da dinâmica Interativa da Abordagem Integrativa Transpessoal. Estabeleça relações com a PNL, Psicooncologia, Psicossomática :
Utilizando as sete etapas da dinâmica interativa da Abordagem Integrativa Transpessoal (Reconhecimento, Identificação, Desidentificação, Transmutação, Transformação , Elaboração, Integração ) ficamos habilitados a levar o indivíduo a descobrir e reconhecer as possibilidades de mudanças, assim como a lidar com os desafios da vida.
Penso que a PNL nos instrumentaliza e a Psicooncologia e a Psicossomática nos apresentam campos propícios de atuação .
5- Descreva os Recursos Auxiliares ou Adjuntos que você conhece. Qual a relação com o Yoga e a Meditação?
Relaxamento – desfaz contrações desnecessárias ao corpo físico, diminuindo a tensão e a ansiedade.
Concentração – ato de dirigir o foco mental, fixar e manter a atenção em uma coisa só.
Comtemplação – é o estágio posterior a concentração. Quando o objeto da concentração se funde com o próprio indivíduo que o contempla e é seguido pela meditação.
Yoga – significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e o espírito.Significa qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao “samádhi “ = estado de hiperconsciência e megalucidez.
Meditação – quando há consciência da própria consciência.
Penso que tanto o relaxamento, a concentração e a contemplação são práticas introdutórias ao fim maior que é alcançar a consciência ou seja o próprio estado meditativo ou “samádhi“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário