quarta-feira, 1 de abril de 2009

WILLIAM JAMES

REGINA BEZERRA CARVÃO


Leitura do livro Teorias da Personalidade (James Fadiman, Robert Frager) Capítulo 6 da página 149 a 187.


A - Fazer resumo ou quadro sinóptico desta parte do capítulo por escrito.


William James nasceu em 1842 e morreu em 1910 nos EUA.
Graduou-se em medicina aos 27 anos.
Foi Professor em Harvard, Presidente da Associação Norte Americana de Psicologia e ativo defensor da Psicologia como um departamento independente da Neurologia e da Filosofia.
Conhecia e correspondia-se com a maioria dos filósofos, pesquisadores, escritores e educadores de sua época, mas não parecia ser discípulo de ninguém, com exceção do filósofo francês Renouvier, que levou – o a acreditar na vontade livre.
Em 1869, aos 27 anos, logo após concluir o curso de medicina, entrou em um profundo estado depressivo e determinou o fim consciente e proposital desta depressão ao declarar : “Meu 1º ato de vontade livre deverá ser acreditar nela”.....

1-Conceitos Principais
Psicologia : “descrição e explanação sobre estados de consciência como tais”

2-Características do Pensamento
Consciência Pessoal - “Todo pensamento tende a ser parte de uma consciência pessoal”
Mudança de Consciência – Dentro de cada consciência pessoal o pensamento está sempre se transformando”
Pensamento Contínuo - “Dentro de cada consciência pessoal, o pensamento é sensivelmente contínuo”.
Escolhas de Consciência – A consciência é seletiva, “está sempre mais interessada em uma parte de seu objeto do que em outra e recebe,rejeita ou escolhe durante todo o tempo que pensa.”
Atenção - “Minha experiência é aquilo a que eu concordo prestar atenção.”
Hábitos - “O fato é que nossas virtudes são hábitos, tanto quanto nossos vícios. Toda a nossa vida, à medida que tem forma definida, é nada mais que uma massa de hábitos - práticos, emocionais e intelectuais – sistematicamente organizados, para nossa alegria ou pesar, impelindo-nos de forma irresistível para o nosso destino, qualquer que ele venha a ser.”
O sentimento de racionalidade - “ é a carga emocional que emerge do relacionamento com uma idéia antes que nos mobilizemos para aceitá-la ou não.”

3- Dinâmica
Crescimento Psicológico - “a evolução pessoal é possível e todos têm uma capacidade inerente de modificar ou mudar comportamentos e atitudes em direção ao crescimento.”
Formação de Hábitos - “Na aquisição de novos hábitos ou no abandono de velhos... nunca enfrente uma reprovação até que o novo hábito esteja seguramente enraizado em sua vida.”
Desapego de Sentimentos – James cita Hannah Smith : ”Deixe que suas emoções venham ou deixe-as ir embora... e não as leve em conta de qualquer maneira... Elas, na verdade, nada têm com a questão...Não são indicadoras de nosso estado de espírito, mas meras indicadoras de nosso temperamento ou de nossa condição física presente.”
Excitação Emocional - ...”o transtorno emocional é um meio pelo qual hábitos duradouros podem ser rompidos; liberta as pessoas a tentarem novos comportamentos ou explorarem novas áreas de percepção.”
Saúde Mental – agir como se as coisas pudessem ir bem, agir com base em ideais = força ativa. “Eu não creio que alimentar a noção de que os ideais são auto-suficientes e não requerem realização para nos satisfazer sejam mentalmente sadio... Os ideais devem almejar à transformação da realidade – não menos! “
Obstáculos ao crescimento – Maus hábitos,Emoções não expressas,Erros de Excesso,Cegueira Pessoal.


4 – Estrutura
Corpo – “necessário para a origem e manutenção da personalidade, é subserviente às atividades da mente.”
“ O corpo é um instrumento expressivo da consciência que o habita, mais do que uma fonte de estimulação em si mesma.”
Relacionamento Social – “são inicialmente instintivos e formados para se adaptarem a diferentes exigências culturais.”
“ Dois instintos predominam : a ânsia de estar com outra pessoa e o outro instinto é a necessidade de ser notado, de ser escolhido, de ser percebido como único, especial.”
Vontade – “combinação da atenção (consciência focalizadora) com o esforço (superação de inibições, preguiça ou distração).”
Vontade Livre – “temos uma capacidade inata para fazer escolhas reais, apesar das limitações genéticas, dos hábitos pessoais e de outras circunstâncias externas.”
Vontade de Acreditar - “Acreditar é confiar, e a confiança freqüentemente justifica a si mesma.”
“A questão de sabedoria, assim como a de coragem, é acreditar no que está na linha de suas necessidades, pois só com esta fé a necessidade será preenchida”
Renúncia à Vontade - “Na vida religiosa a vontade da pessoa é desarmada em algumas ocasiões e outras faces da consciência parecem assumir o controle.
A renúncia pode ir além dos confins da vontade e, em certo sentido, além das fronteiras da própria personalidade.”
Fortalecimento da Vontade – “O homem que tenha-se disciplinado diariamente em hábitos de atenção concentrada, volição energética e renúncia pessoal em coisas desnecessárias, erguer-se-á com uma torre quando tudo à sua volta se abater sobre ele; seus companheiros mortais mais fracos voarão como palha numa rajada de vento”.
Emoções – a teoria das emoções é atribuida a William James e Carl Lange porque ambos publicaram teorias semelhantes a este respeito mais ou menos na mesma época.
A teoria das emoções denominada James- Lange “delineia as conexões entre as emoções e as mudanças fisiológicas a elas associadas ..... é uma teoria biológica e não uma teoria psicológica.”
James diz “nós percebemos uma situação e então ocorre uma reação instintiva física e tomamos consciência da emoção ( tristeza, alegria, surpresa ). A emoção é baseada nos reconhecimentos físicos, não no reconhecimento da situação inicial.”
Esta suposição de James de que a reação emocional das pessoas depende do feedback do seu corpo está sendo validada pela pesquisa em biofeedback , que descreve mudanças em respostas emocionais quando os sujeitos aprendem a controlar batimento cardíaco, pressão sanguínea, temperatura da pele e freqüência de ondas cerebrais.
Intelecto - “é focalizado e relacional; trabalha com abstrações e é objetivo.
Self – “é aquela continuidade pessoal que cada um de nós reconhece cada vez que acorda.”
James descreve 3 camadas do self:
self material – “abrange não apenas nossos corpos mas também nossas casas, posses, amigos e família.”
self social -”constitui qualquer e todos os papéis que nós voluntária ou involuntáriamente aceitamos.”
self espiritual - “é o ser interior e subjetivo de uma pessoa. É o elemento ativo de toda consciência.”
Professor - “ensinar é primariamente o ensino de comportamentos, tais como atenção voluntária ou desenvolvimento da vontade, que são, em si mesmos, proveitosos para um ensino mais eficaz.”
Atenção Voluntária - 1- inicia-se com o interesse e este é despertado quando se trata de assunto que responda a necessidades dos aprendizes. 2 – o assunto em questão deve ser enriquecido, uma vez que a atenção inevitavelmente se desvia de um tema imutável.
“A não ser que uma pessoa desenvolva a capacidade de aprender, o conteúdo do ensino é de pouca importância.”
Treinamento da Vontade – Melhorar a atenção voluntária inclui treinar a vontade. Apenas um ato de vontade pode inibir sua tentativa de escapar de uma experiência.
A Psicologia da Consciência - “o mundo de nossa consciência presente é apenas um dos numerosos mundos de consciência que existem, os outros mundos devem conter experiências que também são significativas. Embora separadas, estas experiências são contínuas em determinados pontos e energias mais elevadas infiltram-se.”

5 - Pesquisa Psicodélica
“culturas primitivas ou civilizadas tem usado ervas, sementes ou plantas a fim de alterar a química corporal, perspectivas emocionais e o nível de percepção consciente.”
James relata que sua experiência com gaz hilariante “não oferece paralelos com a consciência normal, afirma que a verdade abre-se à percepção numa profundidade maior do que aquela de uma evidência que quase cega “, e que quando a sobriedade retorna, a sensação é de vazio.
Implicações da pesquisa psicodélica para a teoria da personalidade – Os relatos dos pesquisadores é conflitante, enquanto a maioria dos teóricos da personalidade baseia-se na consciência normal em vigília e consideram que qualquer desvio do ego é um sintoma psicopatológico, outros determinam valor e validade a experimentos com drogas psicodélicas, evidenciando que os chamados “estados alterados” são não só naturais como também necessários para o bem estar e a saúde continuada de qualquer pessoa.

6 – Pesquisa em Biofeedback
“É o processo de monitorar um processo físico que ocorre em seu próprio corpo. Por exemplo, quando você usa seus dedos para sentir o pulso, você está recebendo feedback sobre seu batimento cardíaco.”
Implicações da pesquisa em biofeedback para a teoria da personalidade -As capacidades do sistema nervoso estão sendo redefinidas porque hoje é mais realista falar do sistema nervoso grosseiro e fino e ambos aptos para o controle consciente, desde que submetidos a treinos, ambos dependentes da vontade e da atenção (tão preconizadas por James ).


7 - Meditação
Pode ser definida como o ato de dirigir, acalmar, aquietar ou focalizar a consciência normal de uma maneira sistemática.
Existem várias pesquisas apenas começando a descobrir como a meditação afeta comportamentos psicológicos e fisiológicos.
Implicações da Pesquisa sobre meditação para a teoria da personalidade – Á medida que se explora a consciência ocorrem mudanças nas formas de pensamento, e não apenas em seus conteúdos. Existem relatos de experiência em meditação que tornam evidente que há modelos de personalidade baseados em considerações diferentes daquelas que temos considerado até agora.

8 – Hipnose
“É um instrumento de exploração da consciência e não apenas um meio de induzir um único e específico estado alterado.”
Implicações da pesquisa em hipnose para a teoria da personalidade – Como não é ainda um fenômeno bem definido , apesar de ser área de pesquisa a mais de cem anos , as investigações sobre a hipnose ainda não respondem claramente questões como : Quem tem o controle de nossa consciência ? O hipnotizador ou o hipnotizado?
Na hipnose dental, por exemplo, apesar do sucesso na eliminação da dor, fica a dúvida ; como se faz isto ? Será que a dor é subjetiva, isto é, sujeita a controle voluntário ?
Na hipnose profunda os aspectos da identidade parecem ser postos todos de lado.
As pesquisas são extremamente instigantes levam-nos a questionar se a visão que nós temos do mundo é igual para todos, se vemos as mesmas cores, se temos o mesmo sentido de tempo, pode até ser que pessoas sempre melancólicas ou pessoas perpetuamente alegres não tenham estas diferenças apenas por variáveis de personalidade, mas também por variáveis de percepção.


9 - ESP – Pesquisa Paranormal
O trabalho de James nesta área ja englobava os seguintes fenômenos:
Telepatia : comunicação de uma mente a outra
Clarividência : obtenção de informações não disponíveis aos sentidos físicos, tal como informações de um livro fechado em outra sala.
Premonição : obtenção de informações do que ainda não existe; por exemplo, sonhar com um evento que ocorre dias depois.
Psicocinese : influenciar objetos ou processos físicos sem qualquer contato físico.
Implicações da pesquisa paranormal para a teoria da personalidade – Inúmeras contribuições esta pesquisa traz a teoria da personalidade, ao dar atenção as seguintes investigações:
a ligação entre mãe e filho em parte físico em parte telepático, permanece ativa após o nascimento.
as ligações entre parentes ou mesmo entre animais de estimação e seus donos são contínuas e não limitadas pela percepção consciente de cada um.
se é possível obter informações da mente de outra pessoa, de um quarto fechado ou mesmo de um tempo futuro, como podemos definir os limites da personalidade?
Os dados sobre reencarnação levantam questões muito interessantes porque se aceitarmos o fenômeno então a possível origem da personalidade e das características físicas pode incluir eventos ou experiências de encarnações anteriores.


B – Responder quais aspectos ou tópicos deste autor (William James ) que você correlaciona com a psicologia transpessoal neste momento.

William James é o precursor da Psicologia Transpessoal ao reconhecer os diversos estados da consciência, qualificar sua importância e descrever seu desenvolvimento, ainda no século XlX.
Embora nunca deixasse de atrair estudantes da área de educação e filosofia pelo frescor, competência e atualidade de suas pesquisas, James não teve a mesma resposta na área da psicologia, que durante muito tempo, deixou de lado o interesse pela consciência.
A renovação do atual interesse mundial pelos estados de consciência deve seu despertar ao estudos , pesquisas e publicações da Associação de Psicologia Transpessoal e da Sociedade de Pesquisa em Biofeedback que está levando muitos pesquisadores a se dedicarem ao estudo e atualização dos estados de consciência analisados de forma tão profícua e profunda por William James.

Nenhum comentário:

Postar um comentário