segunda-feira, 27 de abril de 2009

PSICOLOGIA HUMANISTA, COMUNICAÇÃO E UMBERTO MATURANA

REGINA BEZERRA CARVÃO


1- Faça a relação entre a Psicologia Humanista e a Psicologia Transpessoal

Segundo Maslow :
“ - Devo dizer que considero a Psicologia Humanista ou Terceira Força de Psicologia, apenas transitória, uma preparação para a Quarta Psicologia, ainda mais elevada, transpessoal, transhumana, centrada mais no cosmo do que nas necessidades e interesses humanos, indo além do humanismo, da identidade, individuação e quejandos......
Abraham Maslow, no prefácio da segunda edição de seu livro “Toward a Psychology of Being”, 1968

Segundo Sutich :

“Psicologia Transpessoal ou Quarta força é o título dado à uma força que está emergindo no campo da psicologia, por um grupo de psicólogos e profissionais, homens e mulheres de outros campos que estão interessados naquelas capacidades e potencialidades últimas que não têm um lugar sistemático na teoria positivista e behaviorista (“primeira força”) nem na psicanálise clássica (“segunda força”) nem na psicologia humanista (“terceira força”). A Psicologia Transpessoal se relaciona especialmente com o estudo empírico e a implementação das vastas descobertas emergentes das meta-necessidades individuais e da espécie, valores últimos, consciência unitiva, experiências culminantes, valores do ser, êxtase, experiência mística, arrebatamento, último sentido, transcendência de si, espírito, unidade, consciência cósmica, vasta sinergia individual e da espécie, encontro supremo, interpessoal, sacralização do cotidiano, fenômeno transcendental, bom humor cósmico, consciência sensorial, responsividade e expressão elevadas ao maximum, conceitos experenciais, e atividades relacionadas”.
Journal of Transpersonal Psychology - Antony Sutich, 1969: ano 1, n°1, 15)

A Psicologia humanista é um ramo da psicologia surgida na decada de 1950 nos Estados Unidos e Europa como uma reação ao determinismo dominante nas práticas psicoterapêuticas. Seu enfoque é a humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha. Em sua concepção, o comportamento do ser humano está sempre em busca da autonomia em qualquer que seja a situação imposta pelo ambiente exterior, desde que esteja livre da dominação de necessidades inferiores como as necessidades fisiológicas e de segurança.
Os expoentes desta linha psicológica são Carl Rogers, com sua abordagem centrada na pessoa,nessa abordagem quem direciona o rumo da psicoterapia é o paciente e não o psicoterapeuta, e Abraham Maslow com a hierarquia das necessidades, na qual ele considera que as pessoas passam por fases da vida onde buscam determinadas necessidades. As necessidades que estão na base dessa hierarquia são as mais básicas.
A psicologia transpessoal é uma abordagem da Psicologia, considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "quarta força" da psicologia , sendo a primeira força o comportamentalismo, seguida da Psicanálise e a terceira força a da Psicologia Humanista.
É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Maslow, Viktor Frankl, Fritjof Capra, Ken Wilber e Stanislav Grof. Surgiu em 1967 junto aos movimentos New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique, conectando-se a outras realidades, procurando pela Verdade, de forma a entender sua existência e ajudar a si próprio., utilizando prioritariamente os estados não ordinários de consciência. Assim, a psicologia transpessoal abrange o ego, como as demais escolas de psicologia, e os estados além do ego (transpessoal).
Concluindo, penso essencialmente que a Psicologia Transpessoal complementa a Psicologia Humanista com o desenvolvimento e a plena utilização dos fundamentos dos estados de consciência.

2 – O que é para você comunicação intrapessoal, interpessoal e transpessoal ?

Comunicação Intrapessoal – eu comigo mesma .
Comunicação Interpessoal – eu e o outro, eu e o grupo.
Comunicação Transpessoal – eu e o além do meu eu , eu e o meu espírito, eu e o além do pessoal, eu e o que me transcende.
Como característica geral a comunicação em todas as 3 vertentes tem em comum : a troca de informação, o fato de pertencer a todos, ter ressonância, sintonia, empatia, estar com aquilo que é comum e possuir a mesma raiz de comunicação, e acontecer nas dimensões internas e externas.


3- Fale sobre a importância da emoção no processo de aprendizagem segundo Maturana e a relação com a abordagem integrativa transpessoal.

Segundo Maturana EMOÇÃO é o que há de mais importante no processo de aprendizagem, é onde fica a base do saber.
A Psicologia Transpessoal complementa nos mostrando que é em seguida a emoção que desenvolvemos a razão utilizando-nos da reflexão, e que a emoção é tão essencial que chegamos a adoecer se não nos querem, se nos rejeitam, se nos negam, e se nos criticam injustamente.
Maslow também afirmava que adoecemos quando nosso ser mais pleno não está se manisfestando, e que na educação é importante a vivência, o lúdico, o mítico, os contos de fada, a música, porque assim ampliamos e estimulamos os estados de consciência que faz emergir valores positivos presentes na nossa espécie humana, mas que não se encontram presentes no estado de vigília.
Maturana ao valorizar a emoção mostra-nos a importância de olhar tanto o particular quanto olhar o todo. E ao contrário de Descartes que afirmava : Penso, logo existo , Maturana nos leva a pensar que a afirmativa mais correta seria : Sinto, logo existo.
Ao qualificar tão intensamente a emoção Maturana nos propõe relações mais cooperativas e não competitivas, porque viver sob competição é negar o outro, é viver sem aceitação mútua.

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