REGINA BEZERRA CARVÃO
É a psicologia que além de abordar os aspectos estabelecidos pela psicologia clássica, também estuda e trabalha com os estados de consciência e com o que ultrapassa o pessoal, ou seja, o espiritual.
Ao restabelecer conexão com este aspecto maior de nossa humanidade promove a sacralização do cotidiano.
2- Quais os elementos estruturais da Abordagem Integrativa Transpessoal?
Conceito de Unidade
Conceito de Vida
Conceito de Ego
Estados de Consciência
Cartografia da Consciência
3-Qual o significado de cada um dos elementos ?
Conceito de Unidade – É a comunhão com você mesmo e com os outros, é estar presente por inteiro todos os momentos, favorecendo a integridade do ser, sem fragmentação.
Conceito de Vida – São todas as formas de existência. Nascer, morrer, renascer fazem parte de uma mesma dimensão atemporal.
Conceito de Ego – O ego apresenta-se como a consolidação da energia mental em uma barreira que divide o espaço entre o eu e o outro. Porém em algumas experiências circunstanciais o ego necessita derreter-se, para que a pessoa se torne unida a sua essência e a tudo que existe.
Estados de Consciência – É um dos principais elementos que diferencia a Psicologia Transpessoal das outras abordagens. É o corpo teórico dos diferentes estados de consciência que guiam, organizam, desenvolvem e favorecem a compreensão dos diferentes estados / níveis de realidade.
Cartografia da Consciência - É a direção que auxilia o condutor da orientação transpessoal (quer seja psicoterapêuta, educador, assistente social ou outros profissionais) a entender os caminhos que estão sendo percorridos pelo inconsciente ao indicar e dar nome as experiências vivenciadas. Existem diferentes nomenclaturas e terminologias para designar este mapa que se inicia no período anterior ao nascimento, percorre o próprio nascimento, a vida, a morte e o pós- morte.
4 – Os aspectos dinâmicos são constituídos de dois eixos, quais são eles?
O eixo experiencial e o eixo evolutivo.
5 – Descreva o significado dos elementos e funções psíquicas da Abordagem Integrativa Transpessoal ( REIS ):
No aspecto dinâmico da Abordagem Integrativa Transpessoal apresenta-se o Eixo Experiencial numa linha horizontal, simbolizando a integração do REIS . Esta linha horizontal é cruzada por uma linha vertical, que representa o eixo evolutivo.
As funções psíquicas da Abordagem Integrativa Transpessoal e o significado de seus elementos são :
R = Razão - O que é . É o que permite a conceituação.
E = Emoção – Informa o seu valor.
I = Intuição – Aponta as possibilidades, de onde vêm e para onde vão.
S = Sensação – Estabelece o que está presente nos cinco sentidos acrescido do sexto sentido - intuição.
gostaria de ler a descrição de casos de psicose de fundo orgânico tratados nesta linha de trabalho.
ResponderExcluir